Inspiração, conhecimento e filosofia para empreendedores

Reinvestimento dos lucros! Como fazer?

[wp_ad_camp_1]

Depois de vencida a fase inicial de descontrole financeiro, fato corriqueiro na maioria das empresas nos primeiros anos de operação, é hora de o empreendedor prestar atenção a um quesito muito importante, caso tenha pretensões de crescimento sustentável e perenidade empresarial.

Como melhor reinvestir os lucros gerados pelo negócio, ao invés de simplesmente embolsá-los.

Sendo o objetivo principal de toda empresa, o lucro serve como principal alimento para o seu crescimento e o melhor direcionamento de onde esses valores serão investidos irão determinar a velocidade e o tamanho desse crescimento, simples assim.

O empreendedor de sucesso geralmente estabelece uma retirada fixa mensal que supra suas necessidades adequadamente e reinveste todo o lucro restante, essa é a maneira ideal de lidar com a situação, até porque ele será o principal beneficiado com o crescimento da própria empresa no futuro.

Evita sufocar a empresa com seus altos custos pessoais (mansões, carros luxuosos, bares e restaurantes caros, viagens internacionais), vivendo uma vida mais simples do que poderia, porém muito mais positiva para as finanças como um todo.

Não estou dizendo que ele deva passar por privações, claro que uma boa qualidade de vida é tão essencial quanto necessária, mas o bom senso empresarial prega que se deve estabelecer um limite e não ultrapassá-lo.

À medida que o lucro for aumentando, a parte que caberá à empresa crescerá substancialmente e, consequentemente, criará um ciclo virtuoso que a consolidará no mercado mais firmemente.

Então surge uma pergunta:

Para onde direcionar o reinvestimento dos lucros?

Essa é a parte menos complicada, afinal de contas gastar dinheiro é mais fácil do que ganhá-lo.

Aqui vão algumas sugestões:

[wp_ad_camp_2]

Criação/Aumento de custos fixos

Abertura de novas vagas e postos de trabalho na mesma proporção que a empresa cresce para evitar o inchamento e dar conta do aumento do movimento sem interferir na qualidade do atendimento/produção;

Contratação de serviços que dinamizem os processos, melhorando o atendimento ao cliente: Sistemas de controle de processos, Sistema administrativo/financeiro, ERP para pequenas empresas, etc.

Modernização do imobilizado

Pesquisas indicam que os colaboradores trabalham mais motivados em um ambiente operacional adequado e confortável, existindo isso, facilita-se a criação de um energia positiva que favorecerá a todos.

Compra de novos móveis e equipamentos, instalações adequadas e em perfeito estado, bons utensílios, maquinário novo e eficiente.

Veículos: Aumento ou renovação da frota

Uma frota nova implica menos custos de manutenção e uma frota maior aumenta o poder de penetração de mercado e ambas aumentam os lucros.

Tecnologia

Novos equipamentos tecnológicos

Estar na vanguarda da indústria tecnológica ainda é um diferencial e tanto no mundo de hoje, além de aumentar a eficiência operacional.

Sempre oferecer um serviço ou produto de ponta ao cliente se tornará cada vez mais essencial à sobrevivência do negócio.

Marketing Digital

Como diz o ditado: A propaganda é a alma do negócio.

A criação de um site, baseado em uma boa campanha de marketing digital, que seja proativo na captação de novos clientes é um dos melhores investimentos que podem ser feitos hoje em dia pelos pequenos empresários.

Participação de lucros aos funcionários

Transformar parte dos lucros em rendimentos para os funcionários propicia um maior comprometimento deles com os resultados. Com certeza observarão melhor como eliminar desperdícios, diminuir custos ou aumentar a receita e a eficiência do negócio.

Pesquisa e desenvolvimento

Desenvolvimento de novos produtos ou serviços, aumentando e inovando o mix a ser oferecido ao cliente.

Reserva de contingência

Reservar parte do lucro para um período de crise, estagnação ou sazonalidade poderá salvar o seu empreendimento no futuro, além de dar tranquilidade no dia-a-dia.

Enfim, existe uma infinidade de formas de reinvestir o lucro auferido.

O ponto de partida para isso será a boa vontade e o bom senso financeiro do empreendedor na expansão do seu negócio.

[epico_capture_sc id=”49″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima