Inspiração, conhecimento e filosofia para empreendedores

O que é ser empreendedor?

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Segundo o Dicionário Aurélio, empreender, significa:

1. Deliberar-se a praticar, propor-se, tentar (empresa laboriosa e difícil).

2. Pôr em execução.

Então podemos interpretar o conceito e dizer que ser empreendedor é ser aquela pessoa que se propõe a tentar algo laborioso, difícil e põe em execução algo que está em sua mente.
Nada mais justo, pois se trata de uma das profissões mais importantes, desejadas, admiradas, arriscadas, fascinantes e difíceis que existem.

Trocando em miúdos, o empreendedorismo consiste em suprir a necessidade de algum produto ou serviço por parte de determinado mercado já consolidado ou em formação, em troca de um valor justo e acertado entre as partes. Nada mais simples!! Porém, de simples não tem nada. 

O empreendedorismo é um tema que fascina gente de todas as idades, todos os níveis sociais e em todos os cantos do mundo. Vemos tantas histórias inspiradoras de sucesso empreendedor em nosso cotidiano que a mística sobre o assunto desaparece e ele ganha contornos de uma possível realidade que deve ser perseguida ou sonhada.

Sim, empreender é possível, por praticamente qualquer pessoa.
Não, empreender não é fácil, mas pode ser aprendido.

Empreender é ter que, obrigatoriamente, lidar com inúmeras e inéditas adversidades que surgem no dia a dia e ainda tentar aprender com elas.

Praticamente não existe rotina no empreendedorismo (se existir, é porque há algo errado), isso pode ser visto até como uma grande vantagem, pois, não há nada pior, que a tal da rotina para a desmotivação profissional.

Mas também, não existe estabilidade, tudo pode mudar a qualquer momento. A economia capitalista mundial é altamente interligada e interdependente e está sujeita a inevitáveis ciclos de expansão e retração, como sempre podemos ver. 

Empreender é ter que lidar com problemas burocráticos, administrativos, financeiros, humanos, econômicos… e por aí vai.

É ter inteligência emocional suficiente para, ao mesmo tempo, entender e suprir as necessidades de um cliente difícil e valorizar a sua equipe, que já não o aguenta mais.

Tentar se colocar na cabeça das pessoas, tentar saber o que elas pensam.

É não ter medo de desafios e superá-los a medida que vamos os encontrando ou vão se impondo.

É motivar pessoas a serem melhores do que são, enxergar potenciais invisíveis para elas mesmas e dar oportunidade para que expandam esses potenciais em prol da empresa e da própria carreira.

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Quais os tipos de empreendedor?

Existem diversos tipos e perfis de empreendedores, é algo altamente subjetivo e não há a menor possibilidade de formar um padrão de comportamento empreendedor que possa ser adaptado e moldável à qualquer pessoa.

Empreendedor por necessidade

É aquele que empreende unicamente por falta de oportunidade no mercado de trabalho formal, na maioria das vezes não tem o verdadeiro tino comercial, empreende para sobreviver.

Empreendedor por oportunidade

É o tipo de empreendedor que já tem uma visão mais apurada da coisa, está de olho em alguma porção de mercado e tem vontade de suprir alguma necessidade alheia. Pode até ser um profissional ou empregado formal, mas está se preparando ou preparada para dar o pontapé inicial em seu empreendimento e tentar galgar sua própria vida profissional

Empreendedor nato

O empreendedor nato é aquele que nasceu com o instinto empreendedor e pode está inserido no tema tanto por necessidade quanto por oportunidade.
Não importa a atividade que esteja inserido ele vai sempre dar o melhor e tentar ser o melhor no que faz.
Isso faz com que ele transmita uma imagem positiva para seus clientes e conquiste uma credibilidade importante que soma muito aos seus bens intangíveis.
Com o tempo ele forma uma rede de contatos (networking) que o ajudará em tudo que ele empreender, porque sabem que o seu potencial é grande.

Principais características do empreendedor nato ideal:

  • Muitas vezes também é um sonhador nato;
  • Mostra, desde jovem, vontade de estabelecer o próprio caminho;
  • Age instintivamente e sempre em prol do negócio e de seus clientes;
  • Não mede distância para servir ao que se propôs e sempre pensa no futuro da empresa anos à frente;
  • É, naturalmente descentralizador (sem ser descuidado), pois seu foco é fazer com que a empresa não precise dele para funcionar adequadamente;
  • Para isso, motiva e remunera adequadamente seus colaboradores e sempre está buscando o crescimento meritocrático de sua equipe, incentivando o surgimento do espírito proativo dentro da empresa;
  • Utiliza seu tempo de forma mais proativa que a maioria; (Controle seu tempo);
    Não enxerga os ganhos financeiros como objetivo de vida e sim como resultado do negócio;
  • Gosta de gente e de dá oportunidades, tem em mente que ninguém cresce sozinho e tenta se cercar de pessoas competentes e que complementem suas próprias fraquezas;
    Imprime valores institucionais de ética e respeito ao próximo, sempre visando satisfazer as necessidades a que se propôs;
  • Tem o poder de perceber e atender as necessidades alheias e uma forte intuição de como fazer a coisa certa;
  • Não tem medo do fracasso ou crises, estes, servem de estímulo e aprendizado para o próximo empreendimento ou desafio a ser idealizado;
  • Tem sempre a sensação de estar só começando;
  • Tem foco na resolução dos problemas, não neles em si;
  • Sempre tem a mão papel e caneta para anotar as ideias;
  • Sabe instintivamente a diferença entre Preço x Valor;

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O que diferencia um empreendedor de outro?

Além do tipo de empreendedor, existem duas diferenças gritantes que são as ideias e visões empresariais. Assim como na vida física, as ideias e visões empresariais interferem efetivamente na vida da empresa. Se na vida somos fruto do que pensamos, na vida empresarial essa lógica também é verdadeira.

Ideias existem para serem seguidas, questionadas, descartadas, ou reformuladas, mas nunca ignoradas. Elas nos fazem abrir nossas mentes para novos caminhos e oportunidades que seriam impossíveis se não tivéssemos atentado para a possibilidade pré-existente.

Também contribuem de maneira significativa no conturbado e nada tedioso dia a dia do empreendedor.

Boas ideias de gestão irão conduzir os passos para o sucesso de qualquer empresa e, sim, será a gestão empresarial que irá definir se a empresa terá sucesso ou não. O empreendedor as põe em prática ou não, simples assim. Só tem que ter na cabeça que colherá frutos diferentes pela ação ou inação.

Já a visão empresarial é única em cada um, ela vem das crenças, formação, anseios e sonhos individuais e é muito mais subjetiva do que possamos imaginar.

Será a mistura desses dois ingredientes que irá diferenciar um empreendedor do outro basicamente.

São esses ingredientes que separam o joio do trigo empresarial.

A combinação deles irá definir o estilo de gestão de cada um.

E, como falei, é a gestão que faz a diferença entre o empreendedor que cresce e expande sua empresa e o que passa décadas na mesma lojinha da esquina.

O que os empresários de sucesso têm de diferente?

Quantas histórias vemos de pessoas que cresceram do nada e se tornaram empresários milionários?

Existe uma infinidade delas…

Porém, existem muito mais histórias de gente que passou a vida toda na mesma enfadonha micro empresa, culpando a tudo e a todos por sua inépcia empresarial.

Porque isso acontece?

Foram as oportunidades perdidas?

Foi a região onde se está estabelecido?

Foi a sorte ou o azar?

Da mesma forma:

Ou foi a visão empresarial distinta de cada um?

Ou foi a falta de criação de oportunidades?

Na verdade é a maneira de conduzir as coisas no dia a dia que faz a enorme diferença entre o sucesso e o fracasso.

Neste blog, vamos debater esse cipoal de assuntos que com certeza fazem parte da vida de cada empreendedor desse país.

Vamos tentar montar uma teia de informações que ajudará todos os que se interessarem pelo tema.

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Ser empreendedor é o sonho de muita gente no Brasil e em grande parte do mundo capitalista.
Um estudo do Sebrae aponta que 34,5% da população é composta por empreendedores e grande parte da população sonha em abrir uma empresa e, um dia, deixar aquele chefe mala e seus problemas para trás, e tê-lo apenas como um passado infeliz.

Embora o fato de abrir uma empresa já seja um sonho realizado por muitos, é, ao mesmo tempo, um sonho que pode se tornar um grande pesadelo se as coisas não derem tão bem como foi imaginada e a possibilidade disso acontecer é maior do que muitos imaginam, porque quando se trata de burocracia e penalizações às empresas, nosso país fica em primeiro lugar no mundo..
No Brasil, grande parte das empresas fecham as portas no primeiro ano ou antes dos cinco anos de abertura, como é amplamente divulgado pela mídia. 

Mas como ser um bom empreendedor?

A complexidade do tema dificulta sobremaneira o dia a dia e o resultado final de cada empreendimento, falando de uma visão macro do assunto.

De tão abrangente e subjetivo, podemos formular um grande debate de ideias e mesmo assim nunca conseguirmos alcançar todas as nuances.

Como falei anteriormente, o empreendedor é aquela pessoa que tenta suprir alguma necessidade de produto ou serviço de alguém que esteja a fim de pagar algum valor previamente acordado para que essa necessidade seja suprida.

As formas como essa necessidade será suprida é que definem o amplo campo subjetivo da coisa.

Será o mercado-alvo (clientes) que irá definir os níveis empresariais dentro de um mesmo segmento, isso explica porque umas empresas crescem e outras não. Grande parcela desse mercado irá escolher a empresa que irá suprir sua necessidade de maneira mais eficiente e ao melhor custo, o chamado custo X benefício.

O empreendedor não precisa necessariamente inventar um novo mercado, produto ou serviço para ser ter sucesso, mas precisa encontrar as brechas onde as pessoas responsáveis por esse mercado devem estar insatisfeitas e tentar preenche-las da melhor maneira possível.

Pode entrar num mercado já existente há anos, tomar uma postura diferente diante das situações que já existem, inovando o setor. Essa visão macro do segmento em que atua irá ajudar a definir o que será a sua empresa no futuro.

Será mais uma ou terá um diferencial competitivo de mercado?

Ou vai trazer produtos e serviços inovadores que envolverão os clientes já habituados ao trivial?

Vai fazer mais do mesmo?

Você vai agir da mesma forma que os concorrentes ou vai estudá-los e descobrir suas fraquezas?

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Podemos ver diversos exemplos disso:

Como uma pequena hamburgueria do interior dos EUA se transformou na Mac Donald’s se não foi ela quem inventou o hamburguer?

Ou como um pequeno armazém geral se transformou no Wal Mart?

A resposta para essa pergunta é simples: Gestão empresarial diferente

Quais as dificuldades em ser empreendedor?

Aqui no Brasil, as dificuldades em empreender são imensas, mas como todo empreendedor de sucesso adora desafios, essa característica as vezes pode ajudá-lo, se você costuma olhar o lado positivo das coisas, vai ficar mais “tarimbado” que os empreendedores de outros países.
É o caso do Grupo 3G, controlador da AB-Inbev (Ambev), que está em plena e inquestionável expansão mundial aplicando uma gestão inovadora no mundo corporativo habitual, baseada nas experiências que tiveram nos seus diversos e antigos empreendimentos brasileiros.

Uma das grandes dificuldades que atormentam grande parte dos empreendedores é aprender a lidar com seus próprios medos, angústias, perspectivas frustradas, ansiedade e depressão em momentos de crise.

Essas coisas costumam tirar o sono de muitos deles e faz parte de suas vidas em algum momento da carreira profissional ou em toda ela.
Para os que sonham em ser empreendedor, as vezes, as barreiras psicológicas são maiores que as barreiras físicas propriamente ditas.

Outra grande dificuldade encontrada no empreendedorismo é a Gestão de pessoas. Esse é um dos mais importantes e complicados temas a que todo empreendedor deve prestar atenção.

Quais as principais características de um empreendedor de sucesso?

  • Auto-confiança 
  • Auto-Conhecimento 
  • Resiliência
  • Empatia
  • Visão de longo prazo
  • Visão Macro
  • Ser otimista – o pessimista não arrisca e não sai do lugar

Como um empreendedor pode fazer sua empresa crescer?

Depois de aberta a empresa, caso o novo empreendedor não tenha desistido ou ficado desmotivado com o tempo (acredite isso já é uma peneira), é que começam os problemas com as dores do crescimento.

Não é fácil sentir dor de dono. Quando se está do outro lado do balcão é que a ficha cai e começamos a perceber quão difícil é ser dono do próprio negócio. Começa-se a perceber que não é um mar de rosas como a maioria das pessoas empregadas acham que seu patrão vive.

Geralmente, o conturbado início de empreendimento é a época mais difícil e que exige mais empenho do empreendedor. São as fase cruciais de adequação e aceitação do mercado.

Geralmente ele tem que lidar com quase todas as tarefas até que consiga equilibrar as receitas e despesas ao ponto de começar a poder contratar mais pessoas para ir descentralizando as tarefas mais mecânicas, que exijam menos sua presença e comece a focar em tarefas que tragam mais resultado.

Ter uma visão macro do negócio permite que ele foque no que é mais importante, misturando com a visão de longo prazo, ele tem poderes de prever e acompanhar o crescimento sustentável do negócio.

Como vimos, é possível ter os requisitos básicos para abrir uma empresa. Aí é apenas um dos obstáculos que o empreendedor deve superar.

Gerir a empresa no seu cotidiano exige muito mais dinâmica do que se imagina, aí é quando começa a percepção que empreender não é para todos, tem que haver uma paixão quase sobrenatural pela empresa para fazê-la perdurar e crescer.

Abaixo seguem algumas ideias que irão ajudar no crescimento sustentável do seu negócio:

  • Sempre se preocupar com a qualidade dos produtos/serviços oferecidos;
  • Foque na criação de importantes bens intangíveis;
  • Saiba ou aprenda a escolher as melhores pessoas para trabalhar com você e motive-as adequadamente;
  • Sempre reinvista parte dos lucros na própria empresa;
  • Saiba formular e delegar as tarefas e processos;
  • Incentive os círculos virtuosos e espante os viciosos;
  • Comece logo o seu Planejamento Estratégico;
  • Criar bens intangíveis de grande valor e ir realizando financeiramente no longo prazo;
  • Jogo de cintura para resolver problemas;
  • Controle financeiro – Contas a pagar e receber;
  • Focar em crescimento de vendas através da captação novos clientes;
  • Saiba que empreendedor não tem horário de trabalho, tem compromissos a cumprir;
  • Invista em Marketing Digital.

Quais as maiores recompensas em ser empreendedor?

É muito recompensador quando se nasce com o espírito empreendedor necessário para, desde jovem, direcionar a vida profissional pela trilha estabelecida pela própria mente através dos próprios sonhos.

A caminhada empresarial é, e sempre será muito dura, mas também muito reconfortante, quando realmente se faz o que se gosta de fazer.

Talvez essa seja uma das maiores recompensas, porque aí a subjetividade não tem limites e o fator financeiro, visto por muitos, como fator preponderante para empreender, é o que menos interessa, porque se torna, com certeza, menor, por se tornar resultado final e não objetivo fim.

Quando se tem como objetivo suprir alguma demanda por produto ou serviço e que isso nos faça felizes com nós mesmos, como pessoa, indivíduo social, aí é que a parte financeira é mesmo insignificante, porém, de forma paradoxal, resulta em um enorme retorno financeiro.

Outras recompensas importantes são:

  • Ajudar pessoas que queiram realmente crescer na vida, dando-lhes oportunidades e confiando em seus potenciais profissionais.
  • Ter controle sobre o próprio destino (embora ninguém realmente o tenha)
  • Ter mais chance de obter uma boa qualidade de vida, cuidando mais de sua saúde física e mental (O empreendedor e a atividade física.

Quais os principais requisitos para iniciar uma empresa com maiores chances de sucesso?

Além das obviedades ditas anteriormente, existem várias outras nuances próprias ao tema que ajudam a diminuir o risco de ver seu empreendimento naufragar e ainda deixar você totalmente endividado:

  • Se identificar e dominar a atividade a ser exercida;
  • Ter controle sobre as finanças pessoais e saber a melhor forma de financiar o seu negócio;
  • Não arriscar tudo o que tem, fazer ele crescer com a própria geração de caixa e resultados
  • Saber construir uma rede de apoio, fazer com que outras pessoas acreditem em seu negócio além de você. Ex: Investidores, fornecedores, consultores,
  • Ter empatia com pessoas (Gostar de gente);
  • Conhecer o seu público alvo;
  • Saber agregar valor ao seu produto ou serviço, faça seu cliente ter a percepção de que ganhou ao comprar seu produto ou serviço;
  • Saber reconhecer os próprios erros, aprender com eles e tentar não continuar cometendo-os novamente;

Não ter o dinheiro como objetivo, tem a consciência de que dinheiro é o resultado do seu esforço, apenas a cereja do bolo.

Se propor a fazer “algo mais” pela sociedade

Querer ter autonomia de vida – simplesmente querer evitar a rotina diária de um trabalhador normal.

Querer ter controle sobre a própria vida e trajetória profissional

Liberdade para está no comando do próprio destino, ter a capacidade de definir a própria vida

Qualidade de vida – ter tempo de qualidade para você e sua família

Deixar um legado para a sociedade

Motivar as pessoas a ter prosperidade, responsabilidade social e a capacidade de executar um grande trabalho.

Ter desenvoltura, jogo de cintura e amor pelo negócio

Saber quanto se está disposto a cair, se levantar, sacudir a poeira e continuar a trajetória, isso separa os vencedores dos perdedores

Um dia se ganha, outro se perde… O que importa é manter a bola em campo e continuar o jogo

O normal é ter um dia a dia repleto de dissabores, uma montanha russa de fatos e acontecimentos e inúmeras resoluções de problemas que envolve muita persistência emocional.

Enfim, o seu posicionamento como empreendedor é que, basicamente, irá definir o seu sucesso empresarial.

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