Inspiração, conhecimento e filosofia para empreendedores

Empreendedorismo: Quem inventou?

O empreendedorismo não é uma invenção recente, mas sim uma característica humana que tem sido usada desde os primórdios da história. Os primeiros homens eram empreendedores por natureza, pois precisavam ser criativos e inovadores para sobreviver e suprir suas necessidades básicas.

Primatas Empreendedores

Eles usavam sua criatividade para resolver os próprios problemas, que surgiam a todo momento, desenvolveram ferramentas e técnicas para caçar, pescar e cultivar alimentos e assim, se sustentaram e evoluíram. 

Eles também criavam novas formas de se comunicar e se organizar em sociedade, algo fundamental para o domínio e manipulação das regiões que iam conquistando. Esses empreendedores primitivos foram os primeiros a desenvolver o comércio e a troca, o que levou ao surgimento das primeiras civilizações.

Além do mais, é importante destacar que, assim como os empreendedores modernos, os primeiros homens também enfrentavam riscos e incertezas ao empreender. Eles precisavam ser corajosos e estar dispostos a experimentar coisas novas e diferentes para alcançar seus objetivos.

O Empreendedorismo Moderno

O empreendedorismo moderno é uma ideia que remonta à época da Revolução Industrial. No entanto, o conceito moderno de empreendedorismo começou a ser desenvolvido no século XIX por economistas e pensadores sociais.

Um dos primeiros a escrever sobre empreendedorismo foi o economista francês Jean-Baptiste Say, que no início do século XIX escreveu sobre a importância dos empreendedores na economia.

Ele argumentou que os empreendedores são responsáveis por identificar e aproveitar as oportunidades de negócios, e que eles são essenciais para o crescimento econômico, pois criam, a partir de suas percepções, formas de resolver os problemas do cotidiano, gerando emprego e renda à comunidade onde se estabelecem.

Outro pensador importante no desenvolvimento do conceito de empreendedorismo foi o economista austríaco Joseph Schumpeter, que no início do século XX escreveu sobre o papel dos empreendedores na inovação e no desenvolvimento econômico. Ele argumentou que os empreendedores são os principais responsáveis pela introdução de novos produtos, processos e organizações, e que eles são essenciais para o progresso econômico.

Na década de 1950 e 1960, economistas americanos começaram a se interessar pelo empreendedorismo e começaram a desenvolver teorias e modelos para entender como e por que as pessoas se tornam empreendedores.

Um dos mais influentes foi o economista Israel Kirzner, que desenvolveu uma teoria do empreendedorismo baseada na noção de “percepção de oportunidade” e que ajudou a estabelecer o campo da economia do empreendedorismo.

Nos tempos atuais, podemos perceber que o empreendedorismo foi reinventado pela internet de forma extraordinária e sem precedentes. As possibilidades de empreender foram exponencialmente ressignificadas, podendo-se fazer tudo e ganhar muito dinheiro, sem sair de casa. O que era impossível há bem pouco tempo atrás, em se tratando de negócios.

O empreendedorismo digital está tomando conta das mentes dos jovens de hoje e eles, por nascerem em um mundo tecnológico, têm mais facilidade de adaptação e visão de oportunidades atuais, que passam despercebidas pela maioria das pessoas. O que está transformando o mundo, pois vemos milhares de jovens, ganhando muito mais dinheiro do que seus pais jamais sonhariam em ganhar. 

Trocando em miúdos, o empreendedorismo não foi uma invenção do homem moderno,  é uma característica humana antiga que tem sido usada desde os primórdios da história para resolver problemas e suprir necessidades.

 Vimos que os primeiros homens eram empreendedores por natureza e sua criatividade e inovação foram fundamentais para o desenvolvimento das primeiras civilizações e responsáveis pela facilidade encontrada hoje em dia. 

Podemos então perceber que o conceito de empreendedorismo é uma ideia antiga que foi desenvolvida e aperfeiçoada por vários economistas e pensadores sociais ao longo dos séculos. 

Hoje, de forma nunca antes vista, o empreendedorismo é amplamente considerado como uma força importante para o crescimento econômico e o progresso social da humanidade e isso está apenas começando. 

Empreenda você também!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima