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Os ativos intangíveis são os bens imateriais, ou seja, aqueles que não têm existência física, ao contrário dos bens tangíveis que estão fisicamente à disposição e podem ser facilmente avaliados e mensurados na contabilidade de qualquer empresa.
O cálculo e mensuração do valor financeiro de um bem intangível é difícil de ser realizado, mas a sua importância real não está no reconhecimento do seu valor e sim nos diversos benefícios econômicos que ele pode trazer para a empresa na forma de receitas futuras.
A criação, lapidação e expansão dos bens intangíveis de uma empresa é uma árdua e infinita tarefa iniciada geralmente por seu fundador e que deve ser disseminada por todos os componentes de sua estrutura hierárquica, sendo uma importante ferramenta na criação de ciclos virtuosos e na agregação de valor à empresa na hora de uma possível negociação de venda.
Alguns exemplos de bens intangíveis:
Marca
Um dos ativos intangíveis de maior importância, por transmitir uma imagem que é diretamente associada à empresa e seus valores.
Não deve ser considerado apenas um logotipo, e sim, o símbolo de uma empresa.
A mensagem subliminar que o cliente recebe ao captar sua imagem vem de maneira inconsciente e é fortemente vinculada ao que ele sente ao usar o seu produto ou serviço.
Façamos um teste: Feche os olhos, pense no logotipo da Coca-cola e tente imaginar o que sente. Muito provavelmente irá se imaginar com uma garrafa na mão, sentindo tudo o que se sente ao bebê-la.
Dicas:
- Crie uma marca para sua empresa independente do tamanho dela;
- Invista em um bom designer que agregue algum conceito de modernidade ao seu logotipo;
- Não crie sua logo com a mesma pessoa que vai fazer seu material impresso, as vezes esses profissionais as oferece como “cortesia” mas, como não são especialistas no assunto, não irão agregar a ela o mesmo valor que um profissional da área.
Capital Humano
Toda empresa é feita de pessoas.
Essa máxima é amplamente divulgada nos dias de hoje, tornando a gestão de pessoas um dos maiores desafios da atividade empreendedora.
Podemos concluir então que o capital humano do século XXI pode ser considerado o bem intangível mais valioso de uma empresa e é de fundamental importância para o crescimento sustentável e perene de todas elas.
Quando esse conjunto de capacidades é azeitado e incentivado a agir em prol do negócio e, consequentemente, de si mesmos a capacidade de criação de oportunidades é expandida exponencialmente e o reflexo principal disso tudo pode ser sentido na maior satisfação do seu cliente.
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Dicas:
- Incentive o compartilhamento de ideias e de conhecimento em torno das tarefas e processos do negócio;
- Com o estabelecimento de uma cultura de “trabalho em equipe”, todos os colaboradores se sentem peças fundamentais de um amplo sistema e se sentem mais seguros em inovar;
- Trate seus colaboradores com empatia, tente entender o que sentem e o que precisam para crescer;
- Crie um bom ambiente de trabalho;
- Evite o distanciamento entre as várias hierarquias da empresa;
- Incentive a melhora pessoal contínua de seus colaboradores, faça-os acreditar que podem crescer sempre mais;
- Valorize a meritocracia reconhecendo financeiramente e promovendo quem é proativo e se destaca em sua área
Satisfação dos clientes
O bom tratamento concedido ao cliente além de uma obrigação é a forma mais eficaz de torna-lo fiel e garantir que ele volte à sua empresa ou torne-se um cliente fixo.
Essa atitude, as vezes não muito clara para muitos empreendedores, cria um ciclo virtuoso bastante positivo para o futuro das receitas.
Dicas:
- Tente sentir e suprir as necessidades de seu cliente da melhor forma possível
- Sempre ofereça produtos/serviços de qualidade;
- Invista em um pós venda eficiente e que garanta o retorno do cliente;
- Torne o seu cliente seu maior garoto propaganda, é isso que um bom atendimento faz.
Know-how (Conhecimento)
São a experiência e habilidades técnicas adquiridas ao longo do tempo e das adversidades que foram ultrapassadas para se está numa determinada posição de mercado.
Junto a ela, vem a necessária e importante credibilidade, elemento fundamental para obtenção de novos clientes e fixação natural da empresa em sua área.
Esse Know-how deve ser sempre ampliado e reciclado constantemente.
No mundo em que vivemos onde tudo se transforma num piscar de olhos não se pode ter a certeza de que se domina totalmente a área de atuação.
Dicas:
- Sempre se manter atualizado sobre as novidades da atividade que exerce;
- Estar sempre atento aos novos rumos do próprio mercado;
- Promover treinamentos aos colaboradores sempre que for preciso.
Site institucional/ Perfil em redes sociais
Vivemos em um mundo cada vez mais sem barreiras e interconectado por pessoas, onde as redes sociais servem de ponto de encontro de diversas tribos
O contato virtual com o seu público alvo reduz a distância entre a empresa e eles, de maneira constante e atemporal.
É uma vitrine com 24 horas de exposição e que desconhece fronteiras.
Através das redes sociais forma-se um vínculo diferente da relação habitual de consumo, tornando possível a troca de ideias, a transmissão de notícias e também a propagação viral e grátis da empresa.
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Dicas:
- Há uma grande diferença entre um site bem elaborado e um cartão de visitas eletrônico, portanto, crie seu site em uma agência de marketing digital que ofereça toda a gama de serviços na área (Estudo do público alvo, SEO, Links Patrocinados, Redes Sociais), o retorno do investimento é garantido;
- Não caia naquela história que o filho de sua vizinha fez um belo site, fazer ele até faz, ser acessado por seu público alvo é outra história;
- Pesquise a existência de Redes Sociais de nicho em seu setor de atividade, elas agrupam e concentram diversos públicos alvos sendo um valioso local para se está inserido.
Rede de Contatos (Networking)
A construção de uma extensa e valiosa rede de contatos é algo muito importante para diversas profissões e áreas de atuação.
A velha propaganda “boca a boca” ainda é uma das mais baratas e eficientes formas de divulgação de um bom trabalho e é criada através de um processo longo e baseado no histórico positivo da relação comercial.
Dicas:
- Participe de feiras e eventos do seu setor;
- Sempre distribua cartões pessoais onde estiver;
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